Quantcast
Channel: SóCorretor » financeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Os custos de aquisição de um cliente

$
0
0

corretor

Uma das coisas mais importantes para o corretor é criar clientes para a sua atividade. Afinal de contas, ele só vai ter a chance de atender bem o público e gerar satisfação se as pessoas procurarem os seus serviços. Porém, isso não sai de graça: além de exigir esforço e dedicação do corretor, requer investimentos em dinheiro e tempo. Você sabe quais são as despesas relacionadas para se adquirir um cliente para quem trabalha no setor imobiliário? Confira.

Como calcular o Custo de Aquisição do Cliente

A métrica chamada de Custo de Aquisição do Cliente é importantíssima, não só para saber o que está dando certo nas suas ações de marketing e de comportamento frente aos clientes em potencial, mas também quais estratégias você poderia mudar ou adotar com mais entusiasmo para conseguir efetuar mais vendas. Para chegar ao seu valor, você deve somar tudo aquilo que investiu em divulgação e publicidade, além da infraestrutura que utiliza para manter o seu estabelecimento ou atividade funcionando. A partir desse resultado, divida-o pelo número de pessoas que chegaram até você para fazer negócio, no mesmo período que está servindo como parâmetro.

O que o Custo de Aquisição do Cliente contém

A depender da empresa imobiliária ou das ações do corretor em questão, as despesas que vão compor o Custo de Aquisição do Cliente podem variar muito. Além dos investimentos feitos em marketing, farão parte desse conjunto as despesas com aluguel, água, luz, internet, manutenção de carro e gastos com combustível, e tudo o mais que compõe a infraestrutura do negócio. As remunerações fixas, se existirem, ou as comissões do corretor não entram nessa conta. Independentemente da quantidade de fatores abrangidos, o que se mostra como determinante é que esse custo tenha um bom aproveitamento.

Como saber se o Custo de Aquisição do Cliente vale a pena

O número que se chegou será a quantidade de clientes que entrou na sua base de contatos, ou seja, não são somente aqueles que efetivamente adquiriram os seus benefícios e usufruíram dos serviços de corretagem, mas estão incluídos também aqueles que futuramente podem ser transformados em conversões de negócio. A coisa mais importante aqui é saber se o seu Custo de Aquisição do Cliente é rentável, ou seja, se esse indicador proporciona valores menores do que a sua capacidade de monetizar os clientes. Se o gasto que você tem para atrair os clientes é maior do que o quanto ele rende para o seu negócio imobiliário, isso significa que as suas operações estão dando prejuízo e precisam ser revistas.

Como reduzir ou utilizar melhor o Custo de Aquisição do Cliente

Há duas formas de otimizar o Custo de Aquisição do Cliente. Uma é avançando com mais moderação nas ações de marketing, o que deve ser estudado com cuidado, e tentando reduzir as despesas que podem ser cortadas sem prejuízo à operacionalidade das suas rotinas. A outra é fomentar procedimentos e técnicas para desenvolver o relacionamento com os clientes em potencial e convertê-los em negócios efetivos. E ainda saber como reter os clientes atuais para fazer novos negócios, possivelmente, em momentos futuros.

Entender e calcular o seu Custo por Aquisição de Clientes não só vai ajudá-lo a observar com mais exatidão o seu lucro, mas poderá lhe sugerir caminhos para o crescimento dos negócios. Você já calcula essa métrica na sua atividade de corretagem?


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8

Latest Images

Trending Articles





Latest Images